Alimentos para a nutrição e saúde da pele

Alimentos para a nutrição e tratamento da pele
Alimentos para a nutrição e saúde da pele

Sendo a pele um órgão tão exposto a agressões externas, tem necessidade de se renovar de pouco em pouco tempo. Sendo que esta regeneração depende do estado de hidratação e das reservas de alguns nutrientes a nível corporal, não admira que a nutrição tenha um papel preponderante na manutenção da saúde cutânea.

Em geral, uma alimentação equilibrada e variada providencia ao organismo todos os nutrientes necessários a uma pele saudável. No entanto, há alguns nutrientes que surtem mais efeito na manutenção da saúde da pele do que outros. São eles:




Água, pela importância da hidratação na saúde da pele;
Vitaminas A, pelo papel na renovação da pele, complexo B, para o correto funcionamento celular, C, por favorecer a produção de colágeno, e E, pela sua ação antioxidante;
Zinco, para tonificar a pele, selênio, pela ação antioxidante, e enxofre, para a síntese de queratina;
Gorduras insaturadas, para combater a secura da pele;
Proteína, por ser parte integrante da constituição cutânea;

Conheça ainda que nutrientes são necessários para os problemas cutâneos mais comuns:

Pele seca
Surge, na maioria das vezes, associada a algum nível de desidratação do organismo. Desta forma, deve garantir um aporte correto de água ao longo do dia, ingerindo cerca de 1,5 L de água ou líquidos não açucarados diariamente. Ingira legumes e frutas ricas em água como alface, tomate, rabanete, nabo, couve-flor, melancia, abacaxi, melão, morango, maçã, etc. O consumo de abacate e de azeite, com o seu bom teor de gordura monoinsaturada, ajuda na reconstituição da camada lipídica da pele, hidratando a pele.

Pele oleosa
Caracteriza-se pelo excesso de gordura, geralmente perceptível ao nível do queixo, nariz e testa, originando o aparecimento de acne, irritação ou pontos negros. 
Deve-se hidratar o organismo, e consumir bons níveis de vitamina C, que se encontra nos cítricos, kiwi e morangos, e ingerir vitamina E e ômega 3, que são característicos dos frutos secos, sementes alimentares (girassol, linhaça...) e peixes gordos (salmão, arenque, sardinha...).

Pele manchada
Constituída por alterações na coloração da pele, pode ser melhorada com o consumo de salsa, que tem propriedades branqueadoras, clareando as manchas, bem como com o consumo de frutos oleaginosos e de cenoura, que atenuam a presença das manchas.



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