Musculação ajuda a prevenir doenças do coração

Musculação ajuda na prevenção de doenças do coração
Musculação ajuda a prevenir doenças do coração

Doenças que afetam a saúde do coração, como diabetes, obesidade e hipertensão, estão diretamente relacionadas à qualidade de vida das pessoas.

A musculação, conhecida como a atividade que mais promove o aumento de força e massa muscular, contribui muito para reduzir diversos fatores de risco para a saúde cardiovascular.


Estudos já realizados no Brasil apontam benefícios da musculação para promover a saúde, além de prevenir e controlar seus fatores de risco. 
“A redução da massa muscular causada pelo envelhecimento ou por falta de atividade física leva a um alto índice de desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.”, diz Adelino Vieira, professor de educação física do Centro de Qualidade de Vida.
Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, Invista no seu futuro.

Com o ganho de força e de massa muscular, o coração sofre menor sobrecarga cardíaca com esforços do dia a dia de uma pessoa.

Na obesidade ou no diabetes, os fatores de risco para a saúde do coração, como o aumento de peso e a presença de açúcar no sangue, são utilizados como fonte de energia a ser gasto durante a atividade física na manutenção da massa muscular adquirida, diminuindo assim o agravamento dessas doenças.

Exames médicos e físicos são essenciais antes de começar qualquer atividade física. “Em casos de hipertensão, as pessoas devem estar com a medicação controlada. É importante que o profissional verifique periodicamente a pressão arterial do aluno, para garantir assim maior segurança e eficiência nos exercícios”, reforça o professor.

Fonte: Instituto Lado a Lado Pela Vida



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »