10 Superalimentos que produzimos no Brasil

10 Superalimentos que temos no Brasil

O Brasil é um país grande produtor mundial de alimentos. Diversas frutas, legumes, verduras, grãos e outros alimentos que fazem muito bem à saúde e são difíceis de encontrar em outras partes do mundo. 

Saber aproveitar o que nossa terra tem de melhor é fundamental para ter uma boa dieta e excelente qualidade de vida.

O blog aliados  da saúde lista a seguir alguns dos alimentos brasileiros que você deve incluir no seu dia-a-dia para ter uma vida com mais saúde.




1. Castanha do Brasil. 
Também chamada de castanha-do-pará, essa semente oleaginosa é rica em selênio, mineral importante para o sistema imunológico e que age como antioxidante, defendendo as células contra radicais livres. Mas cuidado: o excesso de selênio é tóxico. A dose indicada é de 1 a 3 castanhas do pará por dia.






 2. Açaí. 
O açaí é um fruto derivado de uma palmeira e rico em antioxidantes. Seus efeitos são inúmeros: age sobre o sistema vascular como vasodilatador, tem efeito anti-inflamatório, tônico, energético, entre outros. Prefira consumir o açaí o mais puro possível, sem outras combinações. ATENÇÃO: essa fruta é extremamente calórica, portanto, maneire no seu consumo.




3. Cacau. 
Essa fruta vastamente cultivada no Nordeste do país é rica em antioxidantes e seu consumo reduz o risco de doenças vasculares, doenças cardíacas e câncer, além de controlar o colesterol alto e a pressão alta. Há estudo que indicam que o cacau pode ajudar a combater diabetes tipo 2.





4. Soja. 
Esse grão é amplamente cultivado no Brasil. A soja é uma oleaginosa rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e diversos minerais como fósforo, cálcio, ferro e potássio. Estudos ainda comprovam que as isoflavonas da soja ajudam na melhora dos sintomas da menopausa e tensão pré-menstrual.





5. Feijão.
Presente na dieta diária do brasileiro, o feijão é importante para a saúde. Além de possuir pouca caloria (1 concha de feijão tem menos calorias que 1 maçã!), o feijão é rico em proteínas, fibras, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro, magnésio e outros minerais. Além disso, a ingestão de feijão ajuda a reduzir a absorção de colesterol e glicose. Portanto, não exclua esse alimento da dieta.


Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, Invista no seu futuro.


6. Caju. 
A parte carnuda na verdade é a haste que sustenta o verdadeiro fruto, a castanha. O caju é rico em vitamina C e compostos fenólicos que ajudam a combater doenças cardíacas. Além disso, o caju é rico em ferro e cálcio, ajuda a combater a anemia e fortalecer os ossos. A castanha de caju também possui grandes vantagens. Ela é rica em ácidos graxos poliinsaturados que reduzem o LDL (mau colesterol), além de conter zinco, selênio e outros oligominerais.



7. Maracujá. 
Essa fruta é ideal para sucos e sobremesas, mas consumi-la pura traz grandes benefícios. O maracujá é rico em antioxidantes, vitamina C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio e possui poucas calorias. Além disso, os flavonoides e alcaloides do maracujá possuem efeito calmante sobre o sistema nervoso, ajudando a acalmar o estresse e agitação.




8. Goiaba. 
O Brasil é um grande produtor de goiaba vermelha, que também é cultivada na China, Índia, México e América do Sul. Essa deliciosa fruta é fonte de fósforo, potássio, e fibras, sobretudo a pectina. A goiaba é também rica em vitamina A e vitamina C (a goiaba branca possui quase o dobro de vitamina C que a laranja).





9. Guaraná. 
Essa fruta da região Norte possui diversas propriedades medicinais. Estudos revelam que o guaraná tem atividade antimutagênica, anticâncer e neuroprotetoras, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e perda de memória. Além disso, a fruta é rica em estimulantes como a cafeína e teobromina, e também antioxidantes.





10. Mandioca. 
Cultivada há muitos séculos em nosso país, a mandioca possui diversos benefícios para a saúde. Esse alimento é rico em fibras, o que faz com que o carboidrato ingerido seja transformado lentamente em açúcar, sendo um adjuvante na dieta. Além disso, a mandioca possui cálcio, essencial para a saúde dos ossos e músculos.




Este é apenas um exemplo da diversidade de alimentos super saudáveis que produzimos e temos com fartura em praticamente todo o Brasil. Não há desculpa para não melhorar a qualidade da alimentação, com uma fartura nutricional como esta, na porta de casa.



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »