Nossa saúde é afetada tanto por pressão alta quanto baixa

aliados da saude
Nossa saúde é afetada tanto por pressão alta quanto baixa

Quem tem problemas de pressão sofre grandes riscos, não importando se a pressão e alta ou baixa. Portanto cuide da sua saúde, pois não há meio-termo!

Imagine um sistema hidráulico. Há um volume de água que pode passar por dentro dos canos sem causar danos ao equipamento. Com a pressão arterial é a mesma coisa. Ela é a força exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, originada pelos batimentos cardíacos.

“Nosso organismo é assim, tem uma tolerância. O valor é considerado ideal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É a pressão 12/8. Quando esta pressão está acima de 14/9 a pressão é considerada alta, e quando está abaixo de 10/6 é considerada baixa”, explica Ivan Cordovil, coordenador do serviço de hipertensão arterial do INC (Instituto Nacional de Cardiologia).



O especialista observa que nem sempre há sinais de que a pressão arterial está alta ou baixa e que ambos os extremos podem ser perigosos.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!
“Na hipertensão, ou seja, quando a pessoa tem a pressão permanentemente alta, alguns órgãos podem ser atacados. No cérebro, por exemplo, pode ocorrer derrame (AVC). O coração do indivíduo hipertenso pode sofrer infarto. Os rins podem ter insuficiência e precisar de diálise. Olhos também podem ser afetados, com cegueira súbita”, descreve.
Já os efeitos principais da pressão baixa são a tontura e, por consequência, a queda.
“Pessoas idosas sentem menos sede e, por isso, correm o risco de ficar desidratadas. O quadro leva à pressão baixa e elas correm o risco de sofrer quedas e fraturas”, explica Cordovil. 
Nesses casos, a primeira providência a se tomar é deitar a pessoa, inclinando ligeiramente as pernas para cima para facilitar a ida do sangue até o cérebro.

Fonte: Hospital Albert Einstein / INC



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »