Você sabe a importância da vitamina E para sua saúde?

A vitamina E é um dos antioxidantes mais importantes, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. 

Normalmente encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, a forma natural (d-alfa-tocoferol) é a melhor.

Por meio da destruição das membranas celulares, os radicais livres são responsáveis por uma grande variedade de problemas de saúde.

Benefícios da Vitamina E


A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.
Além de suas funções antioxidantes, a vitamina E é agora conhecida por agir por meio de outros mecanismos, incluindo efeitos diretos na inflamação, regulação das células do sangue, crescimento do tecido de conectividade e controle genético da divisão celular.

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Um agente dinâmico de combate ao câncer, a vitamina E protege as células e o DNA contra lesões que possam se tornar cancerosas. Ela diminui o crescimento de tumores, além de melhorar o funcionamento imunológico e evitar que substâncias pré-cancerosas transformem-se em carcinógenos.
As mulheres que sofrem de displasia mamária geralmente sentem alívio com a suplementação de vitamina E. A displasia caracteriza-se por dores nas mamas, às vezes, com nódulos benignos ou inchaço, normalmente essas dores começam alguns dias antes do período menstrual.
A vitamina também pode ser benéfica a pessoas com diabetes. Ela melhora a ação da insulina e o metabolismo da glicose no sangue diminuindo o estresse oxidativo.

Deficiência de Vitamina E

Como a vitamina E é relativamente desconhecida, a maioria das pessoas não sabe dos perigos associados a não ingerir a quantidade suficiente. A falta de vitamina E pode ser tratada com o consumo de alimentos ricos em vitamina E ou com a toma de um suplemento alimentar à base de vitamina E. A falta de vitamina E pode causar insônia, colesterol alto e até queda de cabelo. Pode causar ainda: pele e cabelos secos e sem vida, cistos na mama, cansaço excessivo, trombose, infarto do miocárdio, dificuldade de engravidar, entre outras.

Alimentos que Contêm Vitamina E

Muitas pessoas sabem que a cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, e que a laranja pode suprir a quantidade que você precisa de vitamina C, mas a maioria de nós não conhece os alimentos que contêm vitamina E.
A vitamina E é encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol e o gérmen de trigo). As castanhas (nozes, amêndoas, avelã e castanha do Pará) são boas fontes, assim como as sementes, grãos inteiros, carnes gordas e os vegetais de folhas verdes. Basta comer 2 castanhas do Pará ou 3 nozes por dia, para garantir a ingestão da vitamina E necessária para um dia.

Suplementos de Vitamina E

Se tiver problema para encontrar vitamina E suficiente no alimento que você come, os suplementos podem ser a resposta para a sua busca. Entretanto, o problema com os suplementos é que eles podem conter quantidades perigosas da vitamina ou podem conter vitamina processada, de modo a perder os possíveis benefícios à saúde.
O ideal é consumir a vitamina E no mesmo horário todos os dias e junto com as refeições que contenham uma certa quantidade de gordura (para melhorar a absorção e evitar irritações estomacais). Os efeitos antioxidantes da vitamina E parecem ser potencializados quando ela é ingerida junto a outros antioxidantes, como a vitamina C.
Fonte: IG Saúde


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