Importância da alimentação rica em omega-3 na gravidez

Importância da alimentação rica em omega-3 na gravidez

A ingestão de alimentos ricos em omega-3 nos últimos meses da gravidez melhora o desenvolvimento cognitivo e motor da criança

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Laval, revela que a ingestão de ácidos graxos Omega-3 durante a fase final da gravidez melhora a capacidade sensorial, cognitiva e motora da criança.

Para chegarem a esta conclusão, os pesquisadores mediram em primeiro lugar a concentração de Ácido docosahexaenóico (DHA) – um tipo de ácido graxo Omega-3 relacionado com o desenvolvimento de neurônios e retina – a partir do cordão umbilical de 109 recém nascidos.

“A concentração de DHA no cordão umbilical é um bom indicador do grau de exposição a omega-3 dentro do útero no último trimestre da gravidez, um período fundamental para o desenvolvimento de neurônios e retina”, explica o Dr. Dewailly.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.

Os testes realizados nestas crianças de 6 e 11 meses, revelaram que a sua acuidade visual, bem como o desenvolvimento cognitivo e motor estava intimamente relacionado com a concentração de DHA no cordão umbilical na altura do nascimento.

Os pesquisadores constataram ainda que a concentração de DHA no cordão umbilical estava em relação direta com a concentração encontrada no sangue da mãe, uma lembrança para a importância de uma alimentação saudável que forneça todos os nutrientes essenciais, entre os quais ácidos omega-3.
Notaram ainda que a concentração de DHA era superior no sangue do feto do que no sangue da mãe. “Enquanto desenvolve o sistema nervoso, o feto precisa de grandes quantidades de DHA. Pode inclusive transformar outros tipos de omega-3 em DHA de modo a desenvolver o cérebro,” explica o DR. Dewailly.
Para os membros da equipe de estudo, não existe dúvida que todas as mulheres grávidas devem ter uma alimentação saudável, e ingerir quantidades suficientes de alimentos ricos em omega-3 para que a criança nasça saudável.

“Uma alimentação saudável e equilibrada que seja rica em omega-3 durante a gravidez não pode ser a resposta para todos os problemas, mas os nossos estudos demonstram que este tipo de alimentação tem efeitos positivos no desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor das crianças.

Os benefícios de ingerir peixe ricos em omega-3, como a truta, salmão ou sardinhas, reduzem os riscos durante a gravidez,” concluem os pesquisadores.

Fonte: Medical News Today


Topo