Problemas da Próstata - Nutrientes que previnem


 Problemas da Próstata - Nutrientes que previnem

Alguns alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos, atuam como fator protetor contra o câncer no nosso organismo. 

Neste aspecto deve-se incentivar hábitos alimentares saudáveis, que incluam verduras, legumes, frutas, cereais integrais, oleaginosas.

Confira abaixo alguns elementos que podem contribuir com a saúde da próstata:


Licopeno

É uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, mamão, pitanga, caqui entre outros alimentos. Um estudo publicado na revista Câncer Prevention Research em março deste ano sugere que o licopeno pode prevenir o desenvolvimento do câncer em células epiteliais da próstata nos estágios iniciais da doença. Isso por causa da atividade protetora e antioxidante do licopeno.

Encontra-se presente em alimentos como o tomate (média de 3,31 mg em 100 gramas), o mamão (média de 3,39 mg em 100 gramas), o caqui (média de 3.5 mg em 100 gamasr), a melancia (3.39 mg em 100 gramas), goiaba vermelha (média de 5.4 mg em 100 gamasr). A absorção do licopeno pelo organismo é muito maior quando em molhos ou concentrados do que em tomates frescos. O cozimento do tomate faz com que aumente a biodisponibilidade do licopeno, isto é, facilita a absorção pelo organismo. Outra forma para aumentar a absorção do licopeno é acrescentar gordura, um fio de azeite no molho de tomate.

Vitamina D


É encontrada em peixes, ovos, leite e derivados. Ajuda no processo de apoptose (autodestruição de células que não estão funcionando bem, característica das células cancerígenas). Além disso, melhora o sistema imunológico, ajudando a combater o câncer de próstata

Isoflavonas

Estudos científicos isolando a genisteína, tipo de isoflavona, sugerem que elas exercem uma capacidade aumentada de autodestruição (apoptose) das células cancerígenas. A soja e seus derivados fornecem a isoflavona e podem entrar como alternativa de fontes proteicas da dieta. 


Selênio


É um mineral com forte ação antioxidante, auxiliando na renovação celular. Boas fontes delas são: frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, avelãs), carnes, grãos, cebola. Além disso, as oleaginosas contêm vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico.
Compostos bioativos
Vegetais como brócolis, couve flor, couve de bruxelas, repolho, couve e espinafre podem proteger o organismo e diminuir os casos de câncer de próstata. Isso acontece porque esses alimentos, além de fornecerem nutrientes importantes (vitamina A, C, cálcio e ácido fólico) são ricos em compostos bioativos chamados isotiocianatos, incluindo sulforafano e indol-3-carbino (I3C), possíveis agentes anticancerígenos.


Topo