Hipertensão é mais comum em mulheres, negros e idosos - Aliados da Saúde

Hipertensão é mais comum em mulheres, negros e idosos

o poder medicinal das ervas, plantas e frutas

Você sabia que a hipertensão arterial é mais comum em mulheres e idosos? 

É o que mostram dados do Ministério da Saúde. Ainda há outra descoberta: pesquisas revelam que a hipertensão arterial é mais incidente em negros que em brancos.

“Também existem dados que comprovam que mulheres negras têm ainda mais chance de sofrer deste problema. Não há muitas pesquisas sobre este assunto, mas sabemos que esta doença é de difícil controle neste grupo de pacientes”, esclarece Dra. Yara Aguiar, cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília.


Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.

Para explicar a maior incidência da doença em negros, os pesquisadores buscaram suporte nos livros de história. “Muitos negros morreram quando foram trazidos da África para a América. Acredita-se que a desidratação foi a causa da maior parte destes óbitos. Assim, aqueles que sobreviveram consumiram grandes quantidades de sal com o objetivo de reter mais líquidos. Por este motivo, estas pessoas se tornaram mais sensíveis ao sódio, característica que foi repassada aos seus descendentes”, afirma a especialista.

Por isso, é importante que os negros tenham atenção especial com a saúde cardiovascular. “Quando não é diagnosticada e tratada adequadamente, a hipertensão arterial pode desencadear outras doenças, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral), também recorrentes neste grupo. Por isso, sempre recomendamos que estas pessoas tenham acompanhamento cardiológico e compareçam às consultas ao menos uma vez por ano”, acrescenta Dra. Yara Aguiar.

A médica lembra, por fim, que algumas mudanças de hábitos podem prevenir a hipertensão arterial. “Ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o fumo e o álcool, e não usar medicamentos sem orientação são algumas medidas que podem auxiliar na prevenção da doença”, conclui a cardiologista.

Fonte: coracaoalerta.com.br


Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »

Blog Legal

"Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;" As imagens deste blog são, em grande parte, retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.