Conhecendo os Nutrientes - Zinco


o poder medicinal das ervas, plantas e frutos


O Poder Medicinal do Zinco 

O zinco é um dos nutrientes essenciais para a manutenção de um sistema imune forte. É também imperativo para a digestão e utilização de carboidratos, como grãos, legumes, frutas e açúcares, assim como alimentos ricos em proteínas.

O Zinco é um elemento mineral que é necessário ao organismo em quantidades muitos pequenas, tal como o ferro e outros minerais. As ostras são boas fontes de zinco, sendo mesmo a melhor entre os alimentos de origem animal. Os frutos secos, leguminosas, gérmen de trigo ou sésamo igualam ou suplantam as carnes e queijos curados em volume nutricional de zinco.



È necessário ter em consideração que existem componentes que dificultam a absorção de zinco, como os fitatos dos cereais integrais, a fibra vegetal ou os oxalatos de algumas verduras, por isso, se a alimentação se baseia numa ingestão de muitos alimentos deste tipo, poderão existir alguns problemas relacionados com sintomas carenciais de zinco.

O Zinco e a Saúde

O zinco intervém em várias reações químicas do organismo, tendo a função de manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, e também no desenvolvimento e funcionamento dos órgãos reprodutores.

Em casos de carência, poderá existir um atraso no crescimento, fraco crescimento dos testículos ou ovários e má cicatrização de feridas. Aumentam as necessidades de zinco durante a gravidez e lactação, ou em casos de consumo excessivo de fibras.


Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.


O zinco ajuda a garantir a cura de feridas e queimaduras e suporta a função saudável da próstata nos homens. É também fundamental para manter ossos, cérebro, coração, fígado e músculos saudáveis, ou seja, o zinco é essencial para a boa saúde.
Alguns dos sintomas de uma deficiência de zinco incluem: acne, falta de apetite, unhas quebradiças, atraso no crescimento em crianças, diarreia, resfriados ou gripe frequentes, a perda do sentido do olfato ou paladar, distúrbios da próstata ou impotência nos homens e distúrbios do sono



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »