Conhecendo os Nutrientes - Sódio




O Sódio nos Alimentos

O Sódio é um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, um dos " vilões da saúde" como o conhecemos de forma comum.

Outros sais minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formatos pelo elemento principal “sódio”. Este mineral pode advir de três origens diferentes, existindo em quase todos os alimentos, formando diversos sais. Os alimentos de origem vegetal são todos muito pobres em sódio, sendo praticamente inexistente nas frutas e muito escasso em cereais e leguminosas, contudo, os alimentos de origem vegetal que apresentam uma maior concentração de sódio são as algas, aipo, espinafres e hortaliças.

 Já nos alimentos de origem animal, o sódio é bastante abundante, tal como no leite, carne, ovos e peixe. Existe ainda sódio adicionado em forma do sal comum, tal como nos embutidos, carnes curadas, queijos, etc. A todos estes alimentos adiciona-se sal, o que aumenta a sua concentração do mineral sódio. Podem ainda existir aditivos em forma de alginato ou benzoato de sódio.

 Possui uma elevadíssima taxa de absorção. Praticamente a totalidade deste mineral passa para o sangue, contudo é função dos rins eliminar os excessos, que em muito casos corresponde a 90% do que é ingerido nos alimentos.

 O Sódio e a Saúde:  Consideramos o sódio como tão ou mais importante do meio extracelular, contribuindo grandemente para manter o equilíbrio aquoso e ácido básico do organismo, retendo a água. Em casos de excesso, verifica-se perda de cálcio com a urina, edemas e hipertensão arterial.

O sódio adquire especial importância em casos de vômitos, diarreias intensas ou em casos de sudorese abundante. Um dos principais causadores de hipertensão e outras doenças é o desequilíbrio entre sódio e potássio, visto que todos os alimentos de origem animal e também os processados, como queijo e embutidos, possuem mais sódio que potássio.

Daí a necessidade de bebermos água, em grande proporção, cerca de 1,5 a 2 litros por dia, afim de ajudarmos os rins a manterem o equilíbrio necessário para nossa saúde.



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