Ovos - Conheça os benefícios dos Ovos para sua saúde


 Conheça os benefícios dos Ovos para sua saúde
Ovos -  Conheça os benefícios dos Ovos para sua saúde

Caracterizado como o vilão, durante muito tempo, o ovo havia sido banido do nosso cardápio, porém, hoje já sabemos que são muitos os benefícios deste alimento e vale a pena incluí-lo no nosso dia a dia, veja alguns motivos:

Proteína
Por ser fonte de proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, ajudando no aumento da saciedade e diminuindo aquelas beliscadas durante o dia.


Gordura
A gema do ovo contém “gorduras do bem” (monoinsaturada e ômega 3), o que ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que aumentam o apetite e favorecem o acúmulo de gordura.

Clara
A clara do ovo possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo o acúmulo de gordura. Os suplementos nutricionais para atletas levam tal ingrediente, usado para minimizar o risco de perda muscular.

Bem-estar
O ovo é uma excelente fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que está associada à sensação de bem-estar. Ótima notícia, pois quando nos sentimos bem, fica muito mais fácil controlar a ansiedade e a compulsão alimentar.

Além disso, a gema tem vários nutrientes, como: vitamina A, complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Todas estas substâncias são antioxidantes e ajudam a equilibrar o organismo além de combater o envelhecimento precoce das células. O ovo também apresenta colina, um nutriente essencial para a saúde do cérebro, inclusive para a formação de novos neurônios.

Por esta razão, o consumo de colina é indicado na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. E tem mais: esse alimento contém apenas 70 calorias e sacia a fome por ser excelente fonte de proteína, assim como a carne, que fica em desvantagem por pesar bem mais no cardápio e trazer gordura saturada, prejudicial à saúde.

Modo de ingestão
Ingeri-lo de três a quatro vezes por semana já traz resultados positivos, porém, é preciso ficar atento ao modo de preparo: preferir cozido ou mexido e evitar o ovo frito, pois a acroleína, substância produzida durante a fritura, é altamente irritativa.


Os ovos nunca devem ser ingeridos sem cozimento, já que elimina as salmonelas, micro-organismos que, com alguma freqüência, contaminam os ovos e podem causar diarréias graves. O cozimento também inativa uma proteína chamada avidina presente nos ovos crus, que é um inibidor da biotina, importante vitamina do complexo B, que entre outros benefícios melhora a queda de cabelo.


Topo