Como as atividades físicas ajudam a melhorar o nosso sono



o poder medicinal das ervas, plantas e frutas

Apesar de todo ser humano ter a necessidade de dormir algumas horas por dia, geralmente entre sete e oito horas, não é a quantidade e, sim, a qualidade do sono associada à necessidade individual de cada pessoa que determinam a normalidade desta função.

A restrição e a fragmentação do sono são os fatores que mais alteram a qualidade do sono, trazendo inúmeros prejuízos à saúde. 

O primeiro fator resulta, geralmente, da alta carga horária de trabalho, responsabilidade familiar, utilização de medicamentos, distúrbios do sono e estilo de vida. Já a fragmentação é consequência da interrupção do sono, que pode ser ocasionada por condições médicas e/ou ambientais.

Outro fator importante e que interferem na qualidade do sono é a presença de algum tipo de distúrbio, como apneia, insônia, bruxismo ou movimentos periódicos de pernas, podendo comprometer o desempenho social, acadêmico e esportivo, prejudicando, inclusive, o período de recuperação de um atleta.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.

É por meio do sono que inúmeras funções, tanto físicas como mentais, são restabelecidas.

A alteração no padrão de sono pode levar a reduções no tempo de reação e atenção, além de déficit de memória, aumento da irritabilidade, alterações metabólicas, endócrinas, como o diabetes, e cardiovasculares, como quadros de hipertensão arterial.

Diversos estudos revelam que pessoas que praticam exercícios físicos regularmente têm menos queixas relativas ao sono, além de ficarem com menos sonolência e fadiga durante o dia. Já os baixos níveis de atividade física estão relacionados à prevalência, à incidência e à persistência de diversas alterações no padrão do sono.

Portanto, a prática de atividade física regular melhora tanto a quantidade e, principalmente, a qualidade do sono, fazendo com que este processo seja restaurador e, consequentemente, proporcionando ao indivíduo um acordar mais disposto e bem-estar físico e mental para executar as atividades do dia a dia.

Fonte: einstein.br

Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »