Brasil: Número de casos de diabetes aumentou 40% em 6 anos

Brasil: Número de casos de diabetes aumentou 40% em 6 anos

Brasil: Número de casos de diabetes aumentou 40% em 6 anos

Diabetes
O Ministério da Saúde divulgou dados preocupantes sobre a prevalência de diabetes no Brasil. Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), o percentual de pessoas que se declararam diabéticas passou de 5,3% para 7,4% entre 2006 e 2012.

A pesquisa também revelou que o diabetes é mais comum em mulheres (8,1%) do que em homens (6,5%). A escolaridade parece ser um fator associado à prevenção, já que 3,8% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudo declaram-se diabéticos em comparação a 12,1% dos brasileiros com menos de 8 anos de estudo.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.

Estes números são determinados por mudanças no estilo de vida da população brasileira com aumento do sedentarismo associado ao consumo de alimentos industrializados com alta densidade energética.

Políticas públicas mais efetivas que atuem na prevenção de doenças crônicas como o diabetes não apenas para adultos, mas também dirigidas às crianças e adolescentes, são necessárias e emergenciais para conter o avanço da doença no país.

Por Juliana Bergamo Vega


Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »