Alimentos que ajudam a combater o estresse



Alimentos que ajudam a combater o estresse

Alguns alimentos têm o poder de nos ajudar a combater males. No caso do estresse, mal deste século, já que é inegável que as pessoas estão se tornando cada vez mais atarefadas, também é possível minimizar seus malefícios por meio de uma alimentação balanceada, focada em alguns grupos de comida.

Segundo a Dra Karin Paciulo, nutricionista funcional do Instituto RV, entre heróis de uma alimentação anti-estresse estão os cereais integrais, as castanhas, o abacate e, por incrível que pareça, até o cacau!

No caso dos cereais integrais, os pães, arroz, aveia e quinoa, por exemplo, o grande segredo está na grande fonte de  fibras e vitaminas do complexo B, que fornecem a energia necessária ao organismo, fazendo com que a  glicose, derivada dos carboidratos, seja absorvida mais lentamente, mantendo a atividade cerebral por mais tempo. 
“As vitaminas do complexo B ajudam a diminuir o estresse mental por excesso de trabalho ou estudo, e, como as pessoas em estado de estresse podem ter alterações intestinais, as fibras também podem ajudar”, conta a Dra Karin.

Já as castanhas oleaginosas, fonte de minerais, aminoácidos e gorduras de boa qualidade, além de dar energia, fornecem os nutrientes necessários para produção adequada de serotonina e dopamina, melhorando a sensação de bem estar e relaxamento.

Grande fonte de gordura poliinsaturada e vitamina E, além de funcionar como antioxidante para os radicas livres produzidos em situações de estresse, o abacate contém uma substância chamada beta sitosterol, que contribui para modular o cortisol produzido em situações de estresse.

Outra boa dica, importante para quem anda estressado, é não pular refeições. 

Comer a cada 3 horas também contribui para a modulação do cortisol, que é um hormônio pró-inflamatório liberado nessas situações. Incluir chás de ervas calmantes, que aliviam a ansiedade e irritabilidade, também é uma boa pedida. 

Camomila, melissa e passiflora são ótimas plantas. Consuma frutas variadas, fontes de vitamina C, betacaroteno e flavonoides. Esses antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres do estresse.

Para melhorar a qualidade do seu sono, pratique exercícios. Durante a atividade física, o cérebro produz endorfina (um relaxante natural para o corpo) e serotonina. Ambos melhoram a sensação de bem estar e relaxamento.

EM DIAS MAIS PESADOS DE ESTRESSE, FAÇA UMA REFEIÇÃO ADEQUADA. SEGUNDO A DRA KARIN, UMA BOA ALIMENTAÇÃO PODE SER UM BOM APOIO PARA DIAS MAIS ATRIBULADOS. PARA TANTO, ELA OFERECE A RECEITA DE UMA REFEIÇÃO ANTIESTRESSE IDEAL:

Refeição anti-estresse

- 1 porção de cereal integral: risoto de quinoa ou arroz integral

- 1 porção de leguminosas: grãos, como feijão ou grão de bico

- 1 porção de proteína: carnes magras, como peixes, ricos em omega 3

- vegetais variados: folhas e legumes

- 1 porção de fruta, fonte de vitamina C, ou 1 quadradinho de chocolate 50% ou mais de cacau.

Fonte:  Instituto Lado a Lado Pela Vida



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »