Picão - ou Carrapicho - A planta para a saúde do fígado


o poder medicinal das ervas, plantas e frutas
Picão - ou Carrapicho - A planta para a saúde do fígado

O picão é especialmente indicado contra doenças do fígado e problemas do estômago

É usado para o tratamento da icterícia (doença do fígado que deixa a pele amarelada), problemas do estômago, como dores e má digestão, complicações intestinais, como excesso de gases, cólicas e diarréias, problemas de bexiga e distúrbios do aparelho urinário. 

Planta rasteira ramificada com flores amareladas. Ao passar pelo picão é comum que alguns de seus frutos (espinhos pretos), fique grudados nas suas roupas ou pelos dos animais.


Picão ainda é indicado contra vermes, febre, gripe, inflamações da garganta, bronquite, asma, excesso de catarro e ajuda no tratamento contra diabetes, angina no peito, hipertensão, dor de cabeça e complicações odontológicas.

Externamente, é ótimo como cicatrizante, aliviando inflamações da pele.

É uma erva muito considerada pelos mais antigos, como grande aliada da saúde do homem do campo.


Usos como chá:

Chá para eliminar pedra da vesícula
Ferva 1 xícara (chá) de água e adicione 1 colher (sopa) de picão. Abafe por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara de chá 4 vezes ao dia. (Não deixe de informar ao seu médico).

Chá para eliminar verme
Ferva 1/2 litro de água e adicione 1 colher (sopa) de picão. Abafe por 10 minutos, coe e tome 1 xícara (chá) 3 vezes ao dia.

Chá para inflamação na garganta (uso externo)
Ferva 1/2 litro de água e adicione 1 xícara (café) de picão. Abafe por 10 minutos, coe e faça gargarejos com uma xícara de chá) a cada 4 horas (não engolir).




Topo