Corrida: dicas antes de acelerar


o poder medicinal das ervas, plantas e frutas

Ótimas dicas passadas pela Associação Deco-Proteste de Portugal:

Correr está na moda, mas nem todos sabem preparar o corpo para a corrida. Aquecer os músculos, tendões e ligamentos antes de começar ajuda a evitar lesões.

Início
Não basta calçar os sapatos de corrida e partir a toda a velocidade. Para tirar o melhor partido da corrida, enquanto exercício físico regular, há que preparar o organismo antes de cada sessão, adequando-o gradualmente ao esforço que vai fazer. Uma simples caminhada pode ser um aquecimento eficiente para os músculos. Junte-lhe alguns exercícios como os do nosso exemplo e não se esqueça dos alongamentos, que só devem ser feitos quando os músculos já estão quentes. Assim, adapta o coração e os pulmões de forma progressiva e permite que os músculos se preparem para o esforço que vão fazer. 
Os alongamentos são tão importantes como correr: relaxam e ajudam a aliviar as “dores musculares” do dia seguinte. Alberto Chaíça, atleta olímpico e terapeuta, aconselha estes exercícios no final da corrida, para “evitar lesões”. No início, este atleta prefere, para substituir o aquecimento tradicional, começar a correr “muito devagar” e só no final alongar os músculos.

Se estiver muito frio, faça um aquecimento mais prolongado antes da corrida. No final, não pare repentinamente. Diminua a intensidade da passada, até que o coração regresse ao ritmo normal. Já parado, faça alongamentos para relaxar os músculos, o que previne o aparecimento de dores musculares e lesões.
Fonte: Associação Deco-Proteste

Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »