Coração - Morte entre brasileiros aumenta




Infarto, hipertensão e doença de chagas, todas passíveis de cura quando antecipadas, são uma das maiores causas de morte no Brasil.

Continuamos no terceiro mundo quando o assunto é saúde!

Nosso sistema de saúde, infelizmente não ajuda para a diminuição dos números. Infelizmente somente um Incor não resolve!

Um estudo nacional realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou que cerca de 50 mil brasileiros morrem anualmente devido a insuficiência cardíaca. De acordo com o cardiologista, Denilson Albuquerque, coordenador da pesquisa, o dado é o dobro registrado pelo Ministério da Saúde, o que pode revelar uma falha no diagnóstico. A doença caracteriza-se pela incapacidade de o coração bombear sangue em quantidade necessária para o organismo. Sendo assim, proporciona falta de ar, cansaço extremo até o acúmulo de líquidos, como edema pulmonar agudo.

SAIBA MAIS
Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!


Praticar esportes traz benefícios para corpo e saúde

No estudo intitulado Breath (Brazilian Registry of Acute Heart Failure) pesquisadores de 51 centros médicos de todas as regiões do País acompanharam 1.263 pacientes por um ano. Destes, 12,6% morreram nos hospitais. O documento afirma que um terço dos pacientes é internado com complicações novamente após três meses. A proporção chega a 46% em casos de segundas internações em até seis meses.

Outro dado da pesquisa revela que as causas da insuficiência cardíaca variam de acordo com a região do País. Nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste um terço dos casos ocorre em decorrência do enfarte. Já no Norte, 37% dos pacientes sofrem de hipertensão e na região Centro-Oeste a principal causa é a Doença de Chagas (42,4%), ainda uma doença do terceiro mundo.




Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »