Alimentos Funcionais - Aliados da Saúde


Alimentos Funcionais - Aliados da Saúde

Está chegando o verão, a preocupação em iniciar uma alimentação balanceada e refrescante aumenta. 

Além disso, a busca por uma melhor forma física e a alteração dos hábitos alimentares são mais comuns durante a estação. 

É ainda nesta época que grande parte da população se sente menos confortável para comer devido ao calor. Essa indisposição pode surgir por meio de uma alimentação inadequada, ou seja, ficar sem comer por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e por causa do clima mais quente, o organismo pede um consumo maior de líquidos e de alimentos ricos em nutrientes para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração.

Para isso, os alimentos funcionais podem ajudar a repor as vitaminas e minerais. 
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimento funcional é “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”.

Confira as principais vitaminas e minerais que devem estar presentes na rotina dos brasileiros e em quais alimentos são facilmente encontrados no verão:
Vitamina A 
– Proporciona diversos benefícios ao organismo, já que atua na visão, no crescimento, e desenvolvimento do esqueleto, entre outros. O nutriente possui função antioxidante, que combate envelhecimento e câncer, e previne doenças crônicas, como catarata, artrite e doenças cardiovasculares. O betacaroteno, seu precursor, quando transformado em vitamina A pelo organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios UVA e UVB e dar cor à pele.
Alimentos funcionais com vitamina A: óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada, fígado, cenoura crua, manga, mamão, beterraba, entre outros.


Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição e muitos outros - clique aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.

Vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B7 ou H, B12, PP ou B3)
Os benefícios das vitaminas do complexo B são muito diversificados. Elas auxiliam, de forma geral, a regular o funcionamento do organismo, equilibrando o consumo energético. Como estão envolvidas nos processos de crescimento celular e na formação de células sanguíneas, o consumo dessas vitaminas auxilia a regular o apetite, além de manter a saúde da pele e do cabelo. 
Alimentos funcionais com vitamina B: banana, carnes, miúdos como fígado ou rim, vegetais verdes folhosos, cereais e os ovos, batata doce e abacate.
Vitamina C
Tem função antioxidante que combate os radicais livres, reduzindo os sinais de envelhecimento, além de contribuir para a proteção da pele, participando do processo de produção de colágeno. Ela é essencial em todos os aspectos, pois age no bom funcionamento da pele (incluindo crescimento, manutenção e reparo, protegendo-a contra os danos causados pelos radicais livres) e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, importante no processo de cicatrização de feridas. 
Alimentos funcionais com vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju. E em verduras, hortaliças e tubérculos, a exemplo de cenoura, pimentão, tomate, alface, mandioca e batata.
Vitamina D 
 O nutriente é produzido pelo corpo quando a pele está exposta à luz solar (raios ultravioletas), sendo responsável por 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe, porém também pode ser encontrado em alguns alimentos de origem animal. Seus benefícios estão relacionados com a saúde dos ossos e dentes. A falta da vitamina D favorece o risco de raquitismo (anormalidades ósseas) em crianças e osteomalácia (falha na produção óssea, resultando em ossos fracos, sensíveis à pressão, fraqueza nos músculos próximos e frequência de fraturas aumentada) em adultos. Em mulheres na pós-menopausa a menor absorção de cálcio pode levar à osteoporose.
Alimentos funcionais com vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, salmão, ostras cruas, ovos e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos. 
Cálcio 
O mineral é um dos mais importantes na boa alimentação e o mais abundante no organismo humano. Além de seu papel na formação dos ossos, é essencial também para a coagulação sanguínea, formação dos dentes, transmissão dos impulsos neurais, ativação de enzimas. A exposição solar estimula a produção de vitamina D pelo organismo, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos. 
Alimentos funcionais com cálcio: hortaliças de folhas verde-escuras como couve e , salmão e sardinhas, moluscos e ostras. Outras fontes bastante conhecidas são os leites e derivados como iogurtes e queijos. E não podemos nos esquecer do coco e sua água.
Quando não há a ingestão adequada das necessidades diárias de vitaminas e minerais, é importante incrementar a dieta com um suplemento alimentar, com indicação médica. A medida tem como objetivo manter o aporte ideal de nutrientes essenciais e, consequentemente, garantir o bom funcionamento do organismo.


Fonte: Ministério da Saúde



Relacionadas Para Você
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »