Cogumelos - Muito mais que só um alimento gourmet!

Cogumelos - Muito mais que só um alimento gourmet!
Ninguém precisa ser um chef  de cozinha para valorizar o sabor rico e terroso dos cogumelos exóticos. 

Mas quer se escolham trufas defumadas ou os conhecidos champinhons, há benefícios recém descobertos de suas propriedades medicinais para nossa saúde, conforme descrito abaixo:

Os tipos mais conhecidos, atualmente, são os champignons de Paris, os Funghis Secchis, Porcini, Portobello, Shitake e Shimeji.  Os cogumelos têm alto valor protéico, chegando a 35% em 100 gr, são ricos em vitaminas do complexo B e de vitaminas C e D, além de minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo. E de quebra, ainda têm baixo teor de gordura, além de serem muito saborosos. Ou seja, são ótimos para a sua saúde e para o seu paladar. 



Propriedades Medicinais:

Protegem contra o câncer
Cogumelos são ricos em substâncias fitoquímicas que combatem doenças e seu consumo regular foi relacionado ao risco menor de câncer de mama, em estudos com mulheres chinesas e coreanas.
Os cogumelos também impedem que as células de câncer de próstata se multipliquem em camundongos, podendo talvez, ter o mesmo efeito nos homens.

Contêm nutrientes difíceis de encontrar em outra hortaliça (os cogumelos são fungos) 
Um cogumelo portobello fornece 21% da ingestão diária recomendada de selênio e um terço da de cobre. Também tem tanto potássio quanto uma banana média.

Uma análise recente verificou que outras variedades são igualmente ricas em minerais.
E o que é melhor! os cogumelos conservam os nutrientes quando grelhados, refogados ou cozidos no micro-ondas.


Ajudam a cortar calorias
Quando a carne moída de lasanhas, ensopados e picadinhos foi substituída por cogumelos, os participantes de um estudo consumiram 400 calorias a menos por dia, de acordo com a Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins.

Os pesquisadores avaliam que, trocando a carne moída por cogumelos uma vez por semana, é possível perder em um ano, quase 2,5 kg. Só não sabote esse efeito colateral positivo preparando os cogumelos com manteiga à gosto, porque aí, adeus perda de peso. Em vez disso, prepare-os numa frigideira antiaderente, com azeite de oliva e ervas a seu gosto, e bom apetite!

Mais atenção!!! existem cogumelos altamente tóxicos, então só compre / consuma de fontes certificadas!



Topo