O Poder Medicinal do Repolho - Previne o câncer e é anti-inflamatório entre eles

aliados da saúde
O Poder Medicinal do Repolho - Previne o câncer e é antiinflamatório entre eles

Hortaliça formada pela sobreposição de folhas, o repolho se destaca como fonte de vitaminas C, B1, B2, e  K; possui também sais minerais, como cálcio, fósforo e, além de fibras, principalmente quando consumida crua. Neste caso também é fonte de vitamina A.

Se você deseja ter uma pele bonita, e um sistema imunológico forte o suficiente para lutar contra qualquer doença, não se esqueça de comer repolho.


O Repolho além de altamente nutritivo oferece uma grande recompensa – possui o menor número de calorias e gordura que qualquer outro vegetal.
Confira outros benefícios do repolho:
- Ideal para perda de peso  
Com apenas 33 calorias, uma xícara de repolho cozido é pobre em gordura e rica em fibras. Ótimo para quem deseja emagrecer.
- Um alimento para o cérebro  
O repolho está repleto de vitamina K e antocianinas que colaboram com a função mental e a concentração. Estes nutrientes também evitam danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra o mal de Alzheimer e demência.
- Alto teor de enxofre, o mineral do embelezamento 
O enxofre é essencial para a queratina, uma proteína que mantém o cabelo, unhas e pele saudáveis.
- Ajuda a desintoxicar o corpo  
O alto teor de vitamina C e de enxofre presentes no repolho eliminam toxinas (radicais livres e ácido úrico) do corpo. Isso ajuda a evitar a artrite, doenças de pele, reumatismo e gota.

- Previne contra o câncer 
O repolho possui alguns compostos que inibem o crescimento de tumores cancerígenos. Um estudo realizado com mulheres mostrou uma redução no câncer de mama quando os vegetais crucíferos, como repolho, foram adicionados à dieta.
- Ajuda a controlar a pressão arterial  
O alto teor de potássio colabora para o fluxo sanguíneo mantendo a pressão arterial estável.
-  Anti-inflamatório 
Os pigmentos vermelhos (betalaína) de repolho roxo servem para reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a produção de insulina. A betalaína tem propriedades anti-inflamatórias potentes assim como a beterraba.
Verdura resistente
  • O repolho é muito resistente e pode ser guardado na gaveta da geladeira por até 02 semanas.
  • Se não for usar todo de uma vez, tente não cortá-lo ao meio, mais sim em fatias. O que sobrar deve ser guardado em saco plástico e colocado na geladeira.
  • O ideal é comer o repolho cru ou levemente cozido no vapor, pois o calor destrói boa parte dos seus nutrientes.
  • Se pretende fazer uma dieta a base de repolho para limpar o organismo, coma 1/2 xícara de chá 2 vezes ao dia, durante 2 semanas. 

Cuidados:

O repolho pode causar gases;

Quem tem problemas de tireoide devem evitar comer grandes quantidades de repolho. Ele interfere na absorção de iodo, necessário para o funcionamento da glândula. Isso se aplica a todos os vegetais crucíferos.


Topo