O Poder Medicinal das Castanhas e Sementes


As castanhas são alimentos altamente nutritivos. As mais conhecidas são amêndoas, nozes, castanha-de-caju, macadâmias e castanha-do-pará.

Estudos indicam que o consumo desses alimentos está associado ao menor risco de desenvolver algumas doenças como:

Também têm sido avaliadas por aumentar e prolongar a sensação de saciedade, o que a torna uma aliada nas dietas de emagrecimento.

Nozes e castanhas também são fontes de gorduras boas,
- fibras e proteínas,
- ricas em vitamina E,
- ácido fólico,
- vitamina B3,
- vitamina B6,
- cálcio,
- magnésio e potássio. 

A castanha-do-brasil (castanha-do-pará), em especial, é rica em selênio (bom para a memória). Outros componentes também são encontrados nas castanhas, como arginina, fitosteróis e compostos fenólicos. Esses nutrientes conferem atividade anti-inflamatória, antioxidante (protetora contra radicais livres) e anti-carcinogênica (prevenção contra câncer).

Para se obter todos os benefícios das nozes e castanhas, é recomendável o consumo diário de porções contendo, no máximo, 2 castanhas-do-brasil, ou 5 nozes, ou 8-12 amêndoas, ou 10 castanhas-de-caju, ou 10 macadâmias por dia.



As sementes são ricas em fibras, vitaminas E, minerais e fitosteróis, e ainda fornecem o óleo vegetal. Algumas delas, como o gergelim, a linhaça e a chia, contêm propriedades anti-inflamatórias e protetoras contra o envelhecimento precoce.

Estão fortemente associadas à proteção do coração e dos vasos sanguíneos devido aos minerais, fibras e fitosteróis em sua composição.

Seu elevado teor de gorduras boas são essenciais ao organismo e é poderoso na ação anti-inflamatória e na proteção da pele. É indicada, aproximadamente, uma colher de sopa de sementes no dia, que podem ser adicionadas a sucos, sopas, sobremesas, etc...
Elas também são importantes após a atividade física, pois tem o poder de moderar os processos inflamatórios e fortalecer o corpo.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!


Topo