O Poder Medicinal da Berinjela

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O Poder Medicinal da Berinjela

Por se tratar de um alimento funcional, a berinjela ajuda a deixar o organismo mais saudável, previne doenças cardiovasculares e melhora a pressão arterial.

A berinjela fornece pouquíssimos nutrientes, mas é um dos legumes mais versáteis e está presente em muitos pratos étnicos populares, como nos curries indianos, as moussakas gregas, o baba ganoush do Oriente médio e o ratatouille francês.


Rica em água, contém vitaminas (A, B1, B2, C, niacina) e minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo), saponinas, flavonoides e compostos alcaloides. Sua casca é rica em antocianina, um composto bioativo que colabora na redução do colesterol "ruim", o LDL.

A berinjela sacia e tem poucas calorias (uma unidade de aproximadamente 150 gramas tem apenas 30 calorias), é rica em fibras, água e polifenóis.

Outra vantagem é que ela tem a consistência de carne, ideal para receitas que usam carne bovina, pois ao substituírem a carne, se transformam em pratos vegetarianos.

Contudo para manter todas as propriedades benéficas ao organismo, é importante cuidado no preparo evitando que a mesma seja consumida frita. A berinjela frita com muito óleo, acumula quatro vezes mais gordura do que a batata frita. Ela pode ser preparada em forma de salada, cozida, recheada, assada ou refogada.

Algumas berinjelas possuem sabor amargo, que pode ser facilmente neutralizado se forem salgadas antes do cozimento. É só cortá-la em fatias ou cubos, salpicar com sal e deixar descansar por 30 minutos, depois escorra e seque com papel absorvente. O sal extrai o excesso de umidade e ameniza o sabor amargo.

Hoje também encontramos a berinjela em forma de farinha ou cápsulas. A farinha pode ser adicionada em massas para bolos, tortas, pães. Misturada a sucos ou saladas, enfim o importante é aproveitar os benefícios deste legume.




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