Gripes e Resfriados - Alimentos ajudam a tratar

o poder medicinal dar ervas, plantas e frutas
Gripes e Resfriados - Alimentos ajudam a tratar

Não tem como escapar do nariz escorrendo, da tosse e da dor de garganta quando se está resfriado. 

A maioria das pessoas pega um resfriado duas ou três vezes por ano. É por esta razão que é chamado de "resfriado comum".

No período final do outono e principalmente no inverno, as gripes provocam o mesmo suplício as pessoas. O que torna a gripe uma doença pior é a febre, as dores musculares e nas articulações e as inflamações na garganta.


As complicações da gripe, principalmente a pneumonia, podem ser bastante sérias, e levar até a morte. Os resfriados e as gripes são infecções respiratórias altamente contagiosas causadas por vírus. Já foram encontrados mais de 100 vírus de resfriado (rinovírus), e infelizmente, desenvolver imunidade a um determinado vírus não protege você dos outros. Daí a necessidade da vacina anual, que é sempre atualizada para proteção contra novas cepas de vírus identificados.

Alguma vezes a vacina antigripal funciona, em outras não. Para aumentar a chance de não ser contaminado e passar a semana espirrando e desanimado, uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir os sintomas das gripes e resfriados, encurtar sua duração ou abrandar os sintomas.
Para isso siga as recomendações de sempre, que relembramos aqui:

  • Abuse de frutas, verduras e legumes por conterem vitamina C,
  • Inclua alho, açafrão e pimenta (malagueta) na alimentação, que podem funcionar como um descongestionante natural graças a capsaicina,
  • Coma mais maçãs, ameixas, brócolis espinafre, alface e cebolas, todos contêm quercetina. um potente antioxidante que comprovadamente, reduz o risco de gripe (influenza).
  • Beba bastante líquido, de oito a dez copos por dia. O líquido repõe as necessidades do corpo causadas por desidratação em caso de febres, e ainda ajuda a soltar o catarro. Não vale bebidas alcoólicas que podem piorar os sintomas, beba preferencialmente chás e sucos de frutas cítricas (limão, laranja, acerola,etc...). Combine com as frutas e verduras citadas acima e potencialize a ação medicinal das mesmas.
Por último, use a "receita da vovó", canja de galinha. A canja é reconfortante, e de fácil digestão. A canja de galinha também contém cistina, um composto que ajuda a afinar o muco, aliviando a congestão nasal.

Não duvidem do poder medicinal da alimentação. Ela age sobretudo no fortalecimento do sistema imunológico.  Um sistema imunológico debilitado é a porta de entrada para as doenças.




Topo