Diabetes - Frutas protegem, mas sucos elevam risco da doença

Diabetes - Frutas protegem, mas sucos elevam risco da doença

Frutas protegem contra diabetes, mas sucos elevam risco da doença

As frutas são ricas fontes de nutrientes benéficos à saúde, e seu consumo regular tem mostrado proteção contra o desenvolvimento de diabetes, bem como alguns tipos de cânceres, doenças cardiovasculares e até catarata.


Na correria do dia-a-dia o consumo das frutas muitas vezes é substituído por sucos de frutas, mais rápidos e práticos. No entanto, um estudo recente publicado na revista British Medical Journal mostrou que o consumo diário de suco de frutas (um ou mais copos) pode elevar em até 21% o desenvolvimento do diabetes do tipo 2



Esse mecanismo pode ser explicado pelo fato do suco de fruta oferecer quantidade reduzida de fibras, que contribuem em tornar mais lenta a absorção dos açúcares no trato gastrointestinal. 

Um ou mais copos de suco concentrados pode oferecer uma carga alta de carboidratos, além de estimular o pâncreas para produzir o hormônio insulina. Esse estímulo contínuo pode sobrecarregar o órgão e, em longo prazo, somado a hábitos alimentares errôneos e sedentarismo, resultar no quadro de diabetes. 
O que não ocorre com o consumo de frutas in natura, que oferecem fibras solúveis e insolúveis, tanto na polpa como na casca, favorecendo o bom controle glicêmico. No entanto, não é preciso radicalizar e eliminar o suco do cardápio.
Seguem algumas sugestões para aumentar o conteúdo de fibras e/ou reduzir a carga glicêmica, e, consequentemente, tornar mais lenta a absorção dos açúcares:
  • Acrescentar folhas verdes (couve, agrião);
  • Incluir farinha de linhaça, farinha de aveia ou chia no suco;
  • Diluir o suco em água (ex: uma laranja diluída em 150 ml de água mineral), resultando na laranjada;

Receita de suco

Ingredientes:
  • 1 folha de couve / espinafres
  • 1 colher de café de linhaça
  • 1 maça verde
  • 150 ml de água mineral
  • 1 pedra de gelo
  • 1 colher de chá de mel para adoçar
Modo de fazer: bater todos os ingredientes no liquidificador.
Parecer das nutricionistas:
Suco de frutas rico em fitoquímicos e antioxidantes, protegendo o organismo da ação dos radicais livres. A maçã é rica em fibras solúveis, favorecendo o bom controle da glicemia. A linhaça fornece fibras e o ácido graxo ômega-3, função antioxidante. A couve é carregada de nutrientes: cálcio, vitamina A, luteína e fibras, protegendo o organismo e contribuindo na lentificação da absorção dos carboidratos do suco.

Topo