6 Motivos para comer uma maçã todos os dias

6 motivos para comer uma maçã todos os dias
Motivos para comer uma maçã todos os dias

Diz o ditado que uma maçã por dia ajuda a manter o médico longe!

Será que uma maçã por dia realmente mantem o médico longe? Esta deliciosa fruta traz grandes benefícios a saúde, além de ser um lanche saboroso e de baixa caloria, para qualquer hora do dia.

Uma maçã fresca é fácil de carregar, é nutritiva, satisfaz a fome e é pobre em calorias, um pedaço da 140g (mais ou menos uma banda) da fruta, contém apenas 90 calorias.

Conheça seis motivos para comer uma maçã hoje:


1. Saúde do cérebro
Uma maçã por dia pode protegê-lo de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e mal de Parkinson.
A quercetina é o fitonutriente primário encontrado em maçãs, e tem sido demonstrado em pesquisas como eficiente para proteger os neurônios e reduzir a morte celular causada por inflamação e estresse oxidativo. A pesquisa mostrou que as pessoas que morrem com Alzheimer mostram sinais de danos celulares a partir do estresse oxidativo.
A quercetina é concentrada em quantidades mais elevadas na casca das maçãs, então lave, mais não descasque a maçã para obter uma maior proteção ao cérebro.

2. Saúde do Coração
As maçãs contêm uma fibra solúvel em água conhecida como pectina, que tem sido associada a uma diminuição do risco de morte por doença coronária . Os benefícios cardiovasculares das maçãs estão também associados a seu rico conteúdo de polifenóis antioxidantes. Estes compostos antioxidantes são capazes de diminuir a oxidação de gorduras da membrana de células que podem levar a artérias obstruídas. Comer uma maçã por dia pode também reduzir os níveis totais do LDL (mau colesterol).

3. Regulam o nível de açúcar no sangue
As maçãs podem reduzir o risco de diabetes tipo 2, retardando a taxa de digestão dos carboidratos, e estimulando a produção de insulina no pâncreas. A quercetina e outros flavonóides presentes nas maçãs pode inibir as enzimas que quebram carboidratos em açúcares simples, e se comunicar com as células beta do pâncreas a produzir mais insulina para regular o nível de açúcar no sangue.
Um estudo descobriu que as pessoas que comiam três maçãs por semana tiveram um risco 7% menor de desenvolver diabetes tipo 2 .

4. Redução do risco de AVC
Um acidente vascular cerebral ocorre a cada 40 segundos e é a quinta causa principal de morte nos EUA. Acidentes vasculares cerebrais ocorrem quando o fluxo de sangue a uma área do cérebro é interrompido, o que leva à morte celular e danos. Um estudo de mais de 9.000 homens e mulheres associou a diminuição do risco de acidente vascular cerebral para aqueles que comeram mais maçãs por um período de 28 anos.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!

5. Redução do risco de asma
O consumo de maçãs foi associado com uma diminuição do risco da asma em vários estudos. As propriedades antioxidantes das maçãs e sua ação anti-inflamatória, pode ser o motivo deste resultado. Maçãs têm mostrado resultados ainda melhores na redução da asma do que mesmo uma combinação de outras frutas e legumes.

6. Redução do risco de câncer
Comer uma ou mais maçãs por dia foi associada com um risco reduzido de câncer . Um estudo controlado acompanhou a associação entre o consumo de maçãs frescas e câncer, e encontrou evidências que o consumo de maçãs contribuíam para um risco menor de câncer de boca, esôfago, colo-retal, da laringe, mama e câncer de próstata. Maçãs foram consideradas como uma fonte mais protetora do que outras frutas e vegetais, quando se trata de reduzir o risco de câncer de pulmão em particular.



Topo