Exercícios Físicos - Benefícios a Saúde em Geral


o poder medicinal das ervas, plantas e frutas
Exercícios Físicos - Benefícios a Saúde em Geral

Benefícios da atividade física não ficam restritos ao coração, mais a saúde em geral

Hoje em dia, é comum escrever ou dizer que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios à saúde. Observamos que os aspectos mais abordados pelos jornais, televisão e revistas dizem respeito à saúde do coração e aos benefícios estéticos e funcionais. Mas, felizmente, as vantagens são mais amplas. 

Mais, para que possamos nos beneficiar, é fundamental que a prática de exercícios ocorra regularmente, pelo menos cinco vezes por semana.


Importante dizer que os benefícios dos exercícios não são se restringem somente ao coração.
Diversos grandes estudos científicos mostram a variedade de benefícios para a nossa saúde, tais como:

Doenças cardiovasculares: na prevenção e também no tratamento de hipertensão arterial, doença coronariana, insuficiência cardíaca e doença cerebrovascular

Doenças metabólicas: na prevenção e como ponto central do tratamento da síndrome metabólica, do diabetes tipo 2 (não-insulino-dependente), da obesidade e das dislipidemias (colesterol e triglicerídeos elevados)

Doenças respiratórias: na prevenção e no tratamento da asma brônquica na cessação do hábito de fumar

Doenças neurológicas: na prevenção e no tratamento da doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas

Doenças oncológicas: na prevenção de diversos tipos de câncer, como o de mama, intestino grosso (cólon), próstata e útero

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde - curso online de nutrição - conheça aqui e comece já!  Contra a recessão, invista na sua educação.

Esses efeitos ocorrem por uma série imensa de mecanismos. Os benefícios principais não se restringem a uma menor possibilidade de desenvolver doenças. Para os que já sofrem com elas, o exercício físico serve, muitas vezes, como um excelente meio de tratamento. E, além disso, os estudos são unânimes em apontar o prolongamento da vida como um efeito inequívoco da prática regular de exercícios. 

A prática de exercícios não é algo supérfluo; não é um "luxo", nem algo que seja reservado somente aos que pretendem benefícios de ordem estética. É um instrumento poderosíssimo que pode melhorar a saúde de todos nós. Deve ser encarado como algo tão natural como acordar, tomar banho, escovar os dentes e tomar o  café da manhã. Deve ser algo que nos acompanhe por toda a vida, desde a infância até a terceira idade. Desta forma, não somente viveremos mais, mas também viveremos melhor e mais felizes.

Fonte: BBC / minhavida.com.br
Topo