Substitua o Isotônico por Água de Coco



É fácil repor os minerais perdidos na hora de se refrescar nos treinos de verão, mas faça as escolhas certas!


Água de Coco


  • Com apenas 40Kcal em 200ml e contendo mais potássio do que quatro bananas, a água de coco é fortemente recomendada, entre outras coisas, para a saúde da pele e a hidratação do corpo.

    Mas, afinal, será que a bebida é tudo isso, mesmo? E, se é, como pode? Pois, acreditem, a água de coco faz isso e mais por você e tem explicação. Conversamos com a nutricionista da Caroline Dalcero, do Spa Posse do Corpo, para entender por quê, afinal, ela é tão poderosa.

    Confira a lista abaixo e saiba como a água de coco opera esses 'milagres' no nosso organismo:

    Coração e rim saudáveis


    Você pode se perguntar por que colocamos coração e rim no mesmo item. Mas,veja como nosso organismo é todo conectado.

    O potássio encontrado da água de coco é um nutriente extremamente importante para manter em equilíbrio a quantidade de sal e água que os rins excretam. Sem o potássio, os rins não conseguem eliminar sódio com eficiência.

    O excesso de sódio no organismo, por sua vez, retém água e aumenta a pressão arterial, também conhecido como hipertensão.

    Rejuvenesce e previne contra o câncer


    Contém citocininas, que protegem as células do envelhecimento e previnem contra o câncer.

    "As citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, por isso atuam na renovação das células, garantindo uma pele jovem e saudável", explica, explica a nutricionista Caroline Dalcero, do Spa Posse do Corpo.

    Além disso, acrescenta a especialista, diminui a possibilidade de surgirem células cancerígenas, devido à rápida divisão celular (quando a célula se divide e dá origem a duas células idênticas, conhecido, também, como mitose).

    A divisão celular é o processo responsável pela reposição de células mortas, regeneração dos tecidos saudáveis do corpo e pelo crescimento do indivíduo.

    Evita a desidratação

    Segundo Caroline, por apresentar grande quantidade de sais minerais, principalmente sódio e potássio, a água de coco é um hidratante poderoso.

    "Juntos, sódio e potássio funcionam como uma solução fisiológica capaz de hidratar o corpo e eliminar as impurezas", explica.

    Fortalece o sistema imunológico

    "A água de coco é rica em vitamina C e esta aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microorganismo e estruturas estranhas ao corpo", esclarece a nutricionista Caroline.

    A especialista aponta, também, que o nutriente aumenta os níveis de anticorpos no organismo.

    Tem cinco minerais essenciais

    Potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo, lista a nutricionista. Segundo ela, são essenciais para o bom funcionamento do organismo por formarem uma combinação perfeita.

    "Quando a pessoa sofre deficiência de algum desses elementos, pode ter fraqueza, espasmos musculares, confusões mentais, entre outros malefícios", alerta.

    É digestivo

    Segundo a nutricionista, a flora intestinal agradece o consumo da água de coco.

    "Os sais minerais (como o magnésio e o potássio) que ela possui ajudam na digestão, agindo contra o intestino preso", avisa Caroline.


    Combustível para os músculos

    A água de coco carrega potássio, que ajuda no estoque de glicogênio (combinação de moléculas de glicose que fornece energia imediata para os músculos).

    "A grande quantidade de potássio também impede o aparecimento de cãibras e espasmos musculares", acrescenta

    Além disso, devido ao teor de eletrólitos, ela ajuda na reposição de minerais que se perdem quando realizamos alguma atividade física.
  • Isotônico

    A bebida é ideal para os atletas, porque tem a quantidade certa de sódio e potássio (45 e 12 mg a cada 100 ml, respectivamente). 
  • Mas se você só faz caminhada de menos de uma hora e não perde tantos minerais, ela nem sempre é uma boa opção. Além disso, contém produtos artificiais. 100 ml da bebida tem 22,8 kcal.

Topo