Depressão - O Mal do Século XXI

o poder medicinal das ervas, plantas e frutas
Sentimentos de tristeza, raiva e frustração caracterizam esta doença psíquica, que é encarada como um dos principais males deste século.
Trata-se de um distúrbio do estado de ânimo que faz com que os sentimentos de tristeza, perda, raiva ou frustração interfiram no dia a dia um período de tempo prolongado. 
Existem vários tipos,  depressão grave, distimia (ligeira ou crônica), atípica (com delírios), pós-parto, pré-menstrual e ocasional.
Pode ser desencadeada por um acontecimento estressante como a morte de um parente ou alguém muito próximo, uma desilusão (amorosa ou profissional) ou por uma doença grave, pessoalmente ou em alguém próximo.
Também pode ser provocada pelo consumo de drogas ou álcool, assim como pelo abuso de tranquilizantes ou anti-hipertensivos.
Sintomas
Insônia ou excesso de sono, mudanças de apetite, levando a perda ou excesso de fome (o que pode levar a anorexia ou obesidade), fraqueza (sensação constante de cansaço físico), baixa auto-estima, falta de concentração, irritabilidade, inatividade, e na forma mais grave, desespero e ideias de suicídio.
Tratamento
Combinação de medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Nos casos muito graves, a hospitalização pode ser necessária.
Prevenção
- Recomenda-se uma alimentação rica em ácidos graxos ômega-3 (peixe gordos como salmão, atum, sardinha),  ácido fólico, frutas secas, nozes e cereais.
Evite o consumo de álcool, fumo e qualquer outro tipo de droga.
- É importante fazer algum tipo de exercício físico, dormir bem e praticar uma técnica de relaxamento interior, tipo meditação, yoga e tai chi.
- Evite o isolamento e procure se cercar de familiares e amigos, nesta hora o relacionamento com pessoas que se gosta é fundamental.
Topo