Água - A importância deste líquido para nossa saúde

o poder medicinal das ervas, plantas e frutas
Nosso corpo é constituído em cerca de 60% por água. O percentual pode variar entre indivíduos, de acordo com idade, sexo, massa muscular e gordura, mas o fato é que mais da metade de nosso corpo é composto por este líquido e precisa dele para funcionar.


Quando se fala em água, pensamos logo no líquido, porém ela pode ser obtida por diversas fontes. 
Os alimentos contribuem com quantidades variadas de água. Algumas frutas e hortaliças, como a melancia, o melão, o chuchu e a abobrinha, por exemplo, têm grande percentual de água em sua composição. 

Por fim, uma pequena quantidade de água é obtida através do nosso metabolismo, sendo produzida durante as reações químicas de produção de energia.

A água exerce papel importante no nosso organismo, deste a fase do crescimento, sendo fundamental no funcionamento do organismo, melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. É importante para quem tem crianças em casa oferecer água constantemente, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede.

Porque beber água é importante? A água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Conheça os principais benefícios:

Distribui os nutrientes pelos diferentes órgãos do corpo; 

É um importante lubrificante nas articulações; 

Ajuda a regular a temperatura corporal; 

Elimina as toxinas através da urina e da transpiração; 

Estimula o trânsito intestinal.


A necessidade de água varia ao longo do dia, em decorrência da alimentação, atividade física e temperatura ambiente. A sede, que é causada pela baixa quantidade de água dentro das células, é um sinal do organismo indicando que o indivíduo deve se hidratar. Mas não espere sentir sede para tomar água. Recomenda-se ingerir de 1 a 2 litros de água diariamente, lembrando que o consumo de alimentos, como citamos acima, complementa esta necessidade.


Topo