O Poder Medicinal do Tomate

O Poder Medicinal do Tomate

Rico em vitaminas A, C e do complexo B, o tomate contém ainda diversos sais minerais, como magnésio, manganês, ferro e potássio, que equilibra o nível de água no organismo.

Mais o maior benefício do tomate é a substância conhecida como licopeno, responsável pela sua coloração avermelhada, e que é capaz de prevenir vários tipos de câncer, principalmente os de próstata.


Conheça mais benefícios do tomate:


1. Mantém a pele saudável – o tomate é rico em licopeno. O licopeno ajuda a proteger a pele dos danos dos raios UV, colaborando para diminuir os sinais do envelhecimento.
2. Constrói ossos fortes – o tomate tem altos níveis de cálcio e vitamina K, que são bons para reparar e fortalecer os ossos. O licopeno ajuda a melhorar a massa óssea, o que o torna um bom alimento para combater a osteoporose.
3. Previne o câncer – uma série de estudos mostram que, devido ao alto teor de antioxidantes, o tomate reduz as chances de diferentes tipos de câncer, como câncer de mama, pulmão, próstata e estômago.
4. Promove o sono – adicionar tomate em sua dieta não só ajuda a dormir melhor, como também colabora para manter sua qualidade de vida.
5. Melhora a visão – o tomate é rico em vitamina A, que também é importante para uma boa visão.
6. Ajuda na perda de peso – poucas calorias, cheios de nutrientes e ricos em energia. O tomate é rico em água e fibras, dois componentes essenciais para quem deseja emagrecer.
7. Protege a próstata – estudos mostraram que os tumores da próstata cresceram mais lentamente, quando ratos foram alimentados com tomates.
8. Reduz os níveis de açúcar no sangue – com seus altos níveis de vitamina B, ácido fólico, niacina e potássio, o tomate é um alimento eficaz na redução dos níveis do colesterol e da pressão arterial.
9. Reduz os danos do fumo – o tomate pode reduzir os danos causados pelo tabagismo. Os tomates contêm ácido cumárico e ácido clorogênico que trabalham para proteger o corpo de substâncias cancerígenas que são produzidos a partir da fumaça do cigarro.
10. Mantém forte o sistema imunológico – o tomate é uma excelente fonte de vitamina C, que ajuda a impulsionar o sistema imunológico.


Topo