Colesterol - Verdades e Mitos


Hoje todo mundo sabe que altos níveis de colesterol podem provocar entupimento das artérias, assim uma pessoa pode ter um infarto se qualquer das artérias que segue para o coração ficar entupida. E se a artéria entupida fornecer sangue para o cérebro, pode causar um AVC, ou popularmente, um derrame. Contudo existe uma grande confusão sobre a relação entre alimentação e colesterol.
Embora mais conhecido como vilão alimentar, o colesterol é essencial para a vida. O corpo precisa do colesterol para produzir hormônios sexuais, ácido biliar, vitamina D, membranas celulares e feixes de nervos.
O colesterol dos alimentos vem de produtos de origem animal. Diversos fatores,  tais como, exercício físico, genética, sexo e outros componentes da alimentação, influenciam o modo como o corpo humano processa o colesterol vindo dos alimentos. Algumas pessoas podem consumir grandes quantidades e ter taxas normais de colesterol, já outras comem muito pouco e tem taxas altas. Estudos dizem que a alimentação é responsável por 20% do colesterol do corpo, os outros 80% são produzidos pelo fígado.
Por isto, visitar regularmente o médico, controlar o peso, praticar exercícios físicos e uma alimentação saudável, são atitudes que servem para manter este "inimigo" sob controle.
Topo